Sou Gabriel Prates, desenvolvedor desde Abril de 2011 e baterista nas horas vagas. Nesse tempo, sempre trabalhei com front-end e desde 2013 com backend, em PHP. Já tive a oportunidade de construir APIs REST em Node.js, resolver problemas e automatizar processos com Shell Script, e também tenho um pouco de experiência com Java.

Apesar de poder atuar nas duas frentes, sou apaixonado com front-end. Me divirto com CSS e JavaScript, sem falar no prazer de desenvolver com React.

Com o passar do tempo, descobri que posso aprender o que precisar. Então, uma determinada tecnologia nunca será um empecilho, mas sim uma oportunidade.


Comecei meus estudos com HTML e CSS, personalizando blogs do Blogger e WordPress, até começar minha carreira de desenvolvedor front-end na Gigapix, e acabei aprendendo a trabalhar com PHP e MySQL, adquirindo mais experiência a cada novo projeto.

Durante um tempo, fui um dos fundadores de uma pequena empresa de hospedagem GNU/Linux, que apesar de ter fechado depois de 2 anos, serviu de experiência e ensinamento. Também desenvolvi um projeto paralelo, um sistema de atendimento online para lojas virtuais, que por falta de tempo (prioridades), acabei descontinuando.

Trabalhei como desenvolvedor PHP na Contass Consultoria, onde aprendi bastante sobre PostgreSQL e Subversion, consegui automatizar algumas coisas com Shell e aproveitei para testar bastante coisa com Docker. Foi um bom tempo de maturação e de boa convivência.

Atualmente trabalho como desenvolvedor front-end na Studio Sol, cuidando dos maiores portais de música brasileiros: Cifra Club, Palco MP3 e Letras. Escrevo muito CSS e muita coisa com React e TypeScript, muitos testes e várias outras tecnologias.


Como acredito em open source, sou colaborador do projeto de tradução da série You Don’t Know JS e idealizador do projeto freteCorreios, módulo de cálculo de fretes dos Correios, para lojas virtuais.

Por ser diretamente influenciado pelo movimento de comunidades e sentir a falta de uma na minha região, juntei com uns amigos e criamos o Sapucaia Tech. Então, se você é do Norte de Minas Gerais, venha para o Sapucaia!


Fique a vontade para entrar em contato: