I have a dream...

Não existem palavras mais oportunas que as de Martin Luther King Jr., em seu famoso discurso. Entretanto, já posso dizer que o meu sonho têm se tornado realidade. Então vamos logo falar sobre o Sapucaia.Tech!

Como tudo começou

Há uns anos atrás, comecei acompanhar mais de perto as comunidades e eventos de tecnologia. Me lembro de quando assisti as palestras da Tableless Conferece 2014 e pensei "Preciso ir nesses eventos!!!".

Infelizmente, sair do Norte de Minas Gerais e ir para São Paulo pra passar um dia e voltar não é tão fácil, mas é pra isso que temos Belo Horizonte hehe! Tive a grande sorte de trabalhar com um amigo, o Marcos SF Filho, com quem aprendi muita coisa, e nós fomos em alguns eventos em BH, dentre eles o 18º Encontro Locaweb e o Front In BH 2k16, e encontramos uma galerinha do PHPMG.

Eu e o Marcos ouvíamos alguns dos mesmos podcasts, como o DNE e o PODebug, daí falávamos de fazer um também, qualquer coisa que tivesse "pequi" no nome, mas acabou que não deu certo. De qualquer forma, já tínhamos a vontade de fazer algo que pudesse ser diferente e útil para nossa região.

Depois de um tempo, fui para outro emprego, onde conheci um cara que virou um grande amigo também, o Eduardo Rodrigues, um cara tão vidrado nas novidades quanto eu, mas que mantinha o pé no chão e sabia que não podia sair alterando o produto toda vez que um framework JavaScript fosse lançado. Aprendi muito com o Edu e, das nossas conversas sobre tecnologia durante o café, começamos a pensar em fazer uns meetups aqui em Montes Claros, mas ficamos só na ideia rsrs. Também tivemos a oportunidade de participar de eventos em BH, o DevFestBH 2016 e o 19º Encontro Locaweb, mas o mais marcante foi o DevFestBH, então eu gostaria de dedicar uma seção deste post só pra isso.

O DevFestBH 2016

Antes de mais nada, pense num evento arretado de bom! O DevFestBH de 2016 foi, e você pode conferir as fotos aqui. Apesar de ter recebido um bom patrocínio de algumas empresas, o evento foi todo realizado pela comunidade do Minas Dev. O Yan Magalhães, que conheci pelo PHPMG, foi um dos que estavam na organização. Tive a oportunidade de conversar bastante com o Yan e conhecer muita gente nova.

O que presenciamos lá foi a força que uma comunidade tem. Não era só um bando de nerds viciados em tecnologia no mesmo lugar. Era uma galera, apaixonada pelo que faz e estuda, querendo aprender e ensinar o máximo possível. Após as palestras, tanta gente queria perguntar, e até continuavam as discussões depois, porque tinha gente que podia e queria sanar as dúvidas. Muita gente foi incentivada ali e alguns puderam até dar passos mais ousados na carreira depois daquele evento.

Essa vontade de compartilhar e absorver experiências e conhecimento me animou ainda mais para fazer algo em Montes Claros. Voltamos animados e loucos para fazer alguma coisa.

Mas infelizmente, nem tudo saiu como planejado.

Quase lá...

Depois do evento, eu, o Eduardo e o Marcos estávamos realmente animados, mas a correria de faculdade, formatura e serviço acabaram com nossas forças. Acabou que o Eduardo foi embora para Curitiba, eu arrisquei adiantar matérias na faculdade e o Marcos estava atolado de coisas pra fazer.

Uma coisa boa nas disciplinas que fiz, foi que aconteceu um evento interdisciplinar e a minha equipe ficou responsável pela organização. O mais legal foi que várias pessoas da turma ajudaram a montar a estrutura e arrumar tudo. Daí eu pensei "assim que deve ser uma comunidade, união com um objetivo".

Então vieram as férias. Os nervos se acalmaram, deu pra organizar tudo e então...

Surge o Sapucaia.Tech

Eu e o Marcos estávamos querendo fazer um portal de tecnologia do Norte de Minas. Fizemos esboço, discutimos como seria o projeto, mas não parecia ainda com uma comunidade. Aí um dia, pensamos:

Vamos fazer algo para juntar a galera mesmo. Como vai chamar?

Aqui na cidade, temos um parque muito querido, chamado Parque da Sapucaia, devido à vegetação. Como é um ponto de referência e turístico, achamos que seria uma boa arranjar um nome como "sapucaia dev", mas ficaria mais restrito. Quando fui buscar pelo domínio para registrar vi a opção do .tech disponível, falei com o Marcos e pronto. Nasceu o Sapucaia.Tech.

Agilizamos tudo e fizemos logo um site, um grupo no Telegram e o perfil do GitHub.

Graças ao poder de comunicação à distância, o Eduardo nos ajudou com a API que fizemos para os eventos, e no dia 26 de Agosto de 2017, fizemos o nosso primeiro encontro e ele (Eduardo) assistiu tudo pelo Hangout. XD

E agora?

Bom, demos o primeiro passo. Acredito que este é sempre o mais difícil, mas já começamos andar. Isso que importa.

Pretendemos manter uma frequência de encontros e descobrimos uma coisa muito boa: não estamos sozinhos!!

Antes do Sapucaia.Tech, já tínhamos pelo menos 3 grupos de tecnologia:

  • IT Beer
  • voidNULL
  • GDG Montes Claros

Nosso objetivo é agregar gente de todos esses grupos, pessoas, instituições de ensino e empresas que tem paixão por tecnologia. Não é uma tarefa fácil, mas já tivemos a oportunidade de conhecer novas pessoas e trocar ideias, então, estamos indo.

Conclusão

Pra finalizar, gostaria de deixar bem claro os objetivos do Sapucaia.Tech:

Promover o crescimento e o conhecimento dos vários assuntos relacionados à tecnologia e melhorar o cenário local, tanto profissional, quanto acadêmico.

Dizem que a tecnologia pode mudar a realidade de um lugar, então quem sabe a gente não deixa uma marquinha aqui?


Bom, isso é tudo pessoal. Até mais!

(: