Bom, muita gente conhece a emoção de ficar acordado nas madrugadas das férias jogando Top Gear 2, Donkey Kong 3, Super Mario World e Side Pocket, no Super Nintendo. Outros ficaram mais apegados ao Mega Man Battle Network 6 (Falzar) e Pokemón Ruby, do GameBoy Advance. Como as gerações mais novas não tiveram muito disso, creio que é um boa hora para lhes apresentar o Lakka.

Lakka é uma distribuição Linux destinada a transformar um pequeno computador em um console de jogos retro. É baseado no OpenELEC e no RetroArch.

Claro que podemos baixar um emulador qualquer, até mesmo o próprio RetroArch, e instalá-lo em nosso PC para jogar o que quisermos, mas a proposta do Lakka me chamou muita atenção. Com um suporte à mais de 30 consoles diferentes e por rodar em hardwares com baixo desempenho, vale a pena repensar no destino do seu PC antigo que está parado em algum canto.

Ganhei um PC velho de uma tia, na verdade ela disse que ia jogar fora porque não servia mais, daí eu intervi. Claro que servia! Contava com a configuração de um Intel Celeron com 2.00GHz, 1GB de RAM e um HD de 80GB. Tava ótimo! Eu pensei em instalar alguma distribuição Linux leve, um Debian, ou Xubuntu, para montar uma espécie de jukebox, mas aí precisei usar o HD para backup e acabou que ele ficou em outra máquina minha.

Um tempo depois, vi o vídeo do Diolinux sobre o RetroArch e vi que eu poderia usar o PC que ganhei pra isso, mas depois lembrei que não tinha mais o HD, hehe. Daí eu vi falar do Lakka, como já vinha com o sistema todo completo, eu não precisaria instalar alguma distribuição para instalar o RetroArch depois, mas ainda estava sem HD.

Passaram-se algumas semanas e um colega me falou que tinha um PC velho que ele ia jogar fora. Claro que eu intervi!!! Acabou que eu só aproveitei o HD de 20GB mesmo, era um Pentium 4 com 512MB de RAM. Ainda tenho ele aqui, pra algum outro possível projeto.

Juntei as peças e fiz meu console de games retro. A instalação do Lakka é muito simples, no site oficial tem todos os passos. Por padrão, a instalação é feita por dispositivos USB. Pode ser que você não consiga bootar o pendrive apenas com o comando dd, no GNU/Linux, mas é só usar o UNetbootin que dá certo. Para montar o pendrive bootável a partir do Windows, use o Win32DiskImager, como diz o manual de instalação do Lakka.

Agora estou aqui jogando e entendendo a história do Mega Man que eu tanto gostava, mas que na 7ª série eu não entendia os diálogos porque eram em inglês hahaha.

Então, é isso. Se você gostou desse projeto e da ideia, dê uma estrela no GitHub do Lakka e contribua como puder.